O Tsunami Egípcio

No dia 21 de julho de 365 um tsunami devastou a cidade egípcia de Alexandria. Durante muitos séculos essa data foi lembrada como o dia do horror em que os cadáveres flutuavam pelas ruas e os barcos atracaram nos telhados.

Agora um grupo de investigadores da Universidade de Cambridge (Reino Unido) afirma haver descoberto o lugar de onde partiu aquela onda gigante sugere que um fenômeno si,ilar poeria voltar a suceder, inclusive antes do previsto.

Para identificar a origem daquele tsunami, a equipe de cientista datou com Carbono 14 um grupo de corais da costa leste de Creta que emergiu durante a ocorrência, segundo explica New Scientist. A distribuição dos corais e sua idade idêntica indica que todo o arrecife foi elevado por um só terremoto. Os investigadores creem que o único fenômeno com a potência necessária para dar uma sacudida de tal magnitude, seria um terremoto originado numa falha da fossa helênica.

Os cientistas desenvolveram um modelo informático para recriar os efeitos provocados por aquele fenômeno tectônico. Calcularam que havia desencadeado uma onda que chegou até a costa africana, assolando Alexandria e o delta do Nilo.

 Fonte: http://www.medievalum.com/index.php/el-tsunami-de-alejandria/

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: